Alimentos para cólica menstrual

Ser mulher não é tarefa fácil. Isso porque as mulheres cuidam do corpo, da casa, do trabalho, da vida amorosa e, ainda, lidam com situações nada agradáveis, como as cólicas menstruais. Todas as mulheres, em algum momento da vida, já sofreram desse mal. Há, ainda, aquelas que são acometidas por esse problema todos os meses durante o período menstrual.

A cólica menstrual, que tanto incomoda as mulheres, é caracterizada por uma forte dor na região pélvica e pode ocorrer antes do período menstrual ou acompanhar este momento.

O que é cólica menstrual?

A cólica menstrual é provocada pela grande liberação de prostaglandinas. Essas substâncias, em grandes quantidades, são responsáveis por contrair o útero, provocando as dores. Além disso, o excesso de prostaglandina também pode afetar outros órgãos, provocando sintomas como: dor de cabeça, dor nas costas, náusea e vômito, tontura e diarreia.

Como tratar a cólica menstrual?

Leia também: o que é Cólica menstrual

O principal tratamento para a cólica menstrual é o uso de medicamentos. Porém, alguns estudos demonstram que a alimentação pode interferir de maneira positiva nesses casos, uma vez que o consumo de alguns alimentos pode estar relacionado com a melhora das cólicas menstruais. Confira:

Alimentos para cólica menstrual:

Alimentos com baixo teor de gordura;
Peixes (principalmente salmão e atum): são ricos em ômega 3 e ácidos graxos que reduzem a síntese de prostaglandinas;
Azeite de oliva, sementes e oleaginosas (nozes, amêndoas e amendoim): fontes de vitamina E, estimulam a liberação de endorfinas e reduzem a liberação de prostaglandinas;
Grãos integrais: possuem fibras que ajudam na digestão, diminuindo a sensação de inchaço;
Frutas e vegetais: ricos em fibras, vitaminas e minerais, auxiliam na digestão, diminuindo a sensação de inchaço e amenizando o desconforto das cólicas;
Chás: alguns chás, como o de camomila, erva-doce e hortelã, possuem ação antiespasmódico (relaxa músculos tensos e alivia dores no corpo e dor pré-menstrual);
Beber bastante água.

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